A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu elevar a tarifa de importação de sete produtos dos países que fazem parte do Mercosul. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a alta do imposto é justificado pela elevação das importações.
– Com a desvalorização cambial e a crise econômica, houve um aumento de importações, reduzindo os níveis de competitividade das indústrias nacionais – declarou Ana Amélia, assessora especial da Camex.
O imposto foi elevado para: bicicletas, pneus de borracha para bicicletas, porcelanatos, aparelhos de ar-condicionado do tipo split-system, partes usadas para fabricação de ar-condicionado, barcos a motor, rodas e eixos ferroviários.
O governo aprovou ainda medida que autoriza a aplicação de direito antidumping retroativo. A regra permite que os produtos sejam taxados até 90 dias antes da aplicação do direito antidumping provisório. Quando um país detecta o dumping, pode aplicar tarifas elevadas para reduzir a concorrência considerada desleal.
Fonte: Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário