quarta-feira, 20 de julho de 2011

BNDES NEGOCIA COM PAÍSES ÁRABES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social mantém contato permanente com instituições do mundo árabe em busca de oportunidades de negócios e cooperação. A informação é do chefe do Departamento de Internacionalização do banco, Leonardo Botelho, que concedeu entrevista à ANBA por e-mail.

"[A Área Internacional do BNDES] vem mantendo interlocução permanente com várias instituições de diversos países árabes", disse o executivo. No ano passado, o banco assinou acordos de cooperação com os fundos soberanos do Catar e de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo Botelho, as instituições realizam "troca de experiências e intercâmbio de informações".

Ele ressaltou que seu departamento identificou o interesse de "vários investidores" em projetos nas áreas de infraestrutura, indústria e insumos básicos. Há espaço também para financiamentos do banco para exportações brasileiras ao mundo árabe e para captações de recursos na região. Leia a seguir a entrevista:

ANBA - Os acordos que o banco assinou com os fundos soberanos do Catar e de Abu Dhabi já deram algum fruto? Em que pé está a cooperação nesta área?

Leonardo Botelho - As instituições vêm realizando visitas de trabalho recíprocas e mantendo diálogo permanente na troca de experiências e intercâmbio de informações, principal objetivo dos acordos assinados.

O banco busca atrair investidores desses países para empreendimentos no Brasil? Em quais áreas? Há interesse em acordos semelhantes com instituições de outros países árabes?
A Área Internacional tem identificado o interesse de vários investidores em projetos relacionados à infraestrutura, indústria e insumos básicos e vem mantendo interlocução permanente com várias instituições de diversos países árabes.

Na seara do financiamento de exportações, há participação expressiva de negócios com o mundo árabe? E no financiamento de empreendimentos de empresas brasileiras no exterior?

Os países árabes sempre foram importantes parceiros comerciais do Brasil. A presença brasileira vem sendo incrementada pela instalação de escritórios locais - várias destas empresas contam com o apoio financeiro do BNDES no Brasil. Ainda não há operações isoladas de financiamento do BNDES a exportações para projetos na região, mas oportunidades vêm sendo discutidas.

O banco trabalha com captação de linhas de crédito externas? Há disponibilidade de financiamentos de países árabes para empreendimentos no Brasil?

O BNDES tem continuamente monitorado oportunidades para obtenção de linhas de crédito de bancos estrangeiros ou emissão de títulos no mercado internacional, tendo realizado, desde 2008, cinco operações externas totalizando aproximadamente US$ 4,2 bilhões em recursos. Até o momento, o BNDES não realizou operações de captação junto às instituições árabes, mas não descarta a possibilidade, a depender das condições de mercado.

O banco tem realizado ações de promoção internacional, como participações em feiras no exterior, presença em missões comerciais, etc.?

O BNDES tem buscado ampliar suas parcerias internacionais, realizando missões de caráter institucional com instituições financeiras e governamentais. Além disso, o banco tem cooperado com o Ministério de Desenvolvimento e Apex, enviando representantes nas missões comerciais. Em 2010, integrou duas missões aos países árabes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário