quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SOROCABA E INDAIATUBA SE DESTACAM NO RANKING DE EXPORTAÇÕES DO CIESP

O Ciesp Sorocaba fechou o primeiro semestre de 2011 na 8ª posição do ranking que mede a participação de 39 regiões paulistas nas exportações do estado de São Paulo. As vendas externas aumentaram em 38,7%, passando de US$ 801,1 milhões, no acumulado do primeiro semestre de 2010, para US$ 1,1 bilhão no mesmo período de 2011.

A corrente de comércio da região cresceu 46,8%, passando de US$ 1,9 bilhão, no acumulado do primeiro semestre de 2010, para US$ 2,8 bilhões no primeiro semestre de 2011. O déficit do saldo comercial foi intensificado ao passar de US$ 317,1 milhões para US$ 596 milhões na primeira metade deste ano.

O resultado negativo é reflexo do aumento de 52,6% nas importações de US$ 1,1 bilhão no acumulado do primeiro semestre de 2010 para US$ 1,7 bilhão no mesmo período de 2011. O município de Sorocaba concentrou 69,4% das exportações regionais. Os principais destinos das exportações foram Argentina (22,7%), Estados Unidos (18,6%) e Alemanha (10,6%). A cidade concentrou 76,2% do total importado pela região.

As principais origens dos produtos da cidade foram Alemanha (22%), China (20%) e Estados Unidos (13,6%). O Ciesp Indaiatuba fechou o primeiro semestre de 2011 na 17ª posição no ranking registrando uma redução na remessa de produtos enviados ao exterior em 5,4%, na comparação entre o primeiro semestre de 2011 e o mesmo período de 2010. O volume caiu de US$ 638,6 milhões para US$ 603,9 milhões no acumulado de 2011.

A corrente de comércio da região diminuiu 1% no período em análise, ao passar de US$ 1,46 bilhão para US$ 1,44 bilhão em 2011. As importações, por sua vez, aumentaram em 2,4%, dado que o montante cresceu de US$ 823,2 milhões para US$ 843,4 milhões no período de análise.

Assim sendo, a balança comercial encerrou o primeiro semestre de 2011 com aumento do seu saldo deficitário, passando de US$ 184,6 milhões para US$ 239,4 milhões nos seis primeiros meses de 2011. O município de Indaiatuba concentrou 50,9% das vendas externas regionais.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

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