quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PLANO BRASIL MAIOR PRIORIZA COMÉRCIO EXTERIOR

A presidenta Dilma Roussef lançou na semana passada, no Palácio do Planalto, o Plano Brasil Maior, que estabelece a nova política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior do país até 2014. O pacote tem três frentes de atuação: comércio exterior, defesa da indústria e do mercado interno; e estímulos ao investimento e inovação.

No que tange ao comércio exterior, o Plano Brasil Maior trabalhará em quatro pontos principais: desoneração das exportações; defesa comercial; financiamento e garantia para as exportações; e promoção comercial.

O Plano também prevê uma série de ações iniciais que vão desde a criação do Reintegra, que devolverá ao exportador de bens industrializados 3% da receita da exportação, até a regulamentação da Lei de Compras Governamentais, passando pelo fortalecimento da defesa comercial e pela criação de regimes especiais setoriais, com redução de impostos. "País desenvolvido é país que tem indústria forte e nós vamos defender a nossa", garantiu o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

O presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, ressaltou o papel da Agência dentro da nova política industrial do país. "A Apex-Brasil, dentro de seu trabalho de promoção comercial e inserção das empresas brasileiras no mercado internacional, está totalmente focada na indução de processos de inovação, aplicação do design na concepção dos produtos e desenvolvimento de uma pauta exportadora diversificada, crescente e sustentável economicamente. Nossa relação com o setor privado e com as entidades setoriais é fundamental para estimular a disseminação das novas diretrizes e políticas estabelecidas pelo Plano Brasil Maior", acredita.

Para ver as principais medidas, detalhes e metas sobre o Plano Brasil Maior, acesse:www.mdic.gov.br/brasilmaior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário