A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) assinaram nesse sábado (27/8), durante a 34a Expointer, realizada em Esteio (RS), um Termo Aditivo do Projeto Setorial Integrado de Promoção das Exportações de Carne Bovina (Brazilian Beef), no valor de R$ 3 milhões. Esses recursos serão utilizados no lançamento do Projeto Pecuária do Brasil, um plano de comunicação e gestão de imagem que irá construir uma nova narrativa para o setor, apresentando as melhores práticas e as histórias de sucesso da pecuária e da indústria da carne bovina brasileira. A Apex-Brasil e a ABIEC devem investir outros R$ 4,9 milhões nos próximos dois anos para ampliar as ações do Projeto.
O objetivo do Brazilian Beef, renovado ano passado durante a Expointer 2010, é fortalecer a imagem da carne bovina brasileira melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Na Arábia Saudita, Rússia e Venezuela, será realizado um trabalho de consolidação de imagem. Na Bélgica, o trabalho será de fortalecimento de imagem. No Chile e na China, o Projeto deve focar as ações de promoção comercial. Já nos Estados Unidos, as ações devem estimular a abertura do mercado para a carne in natura, uma vez que o país já é um grande importador de carne processada.
"Queremos mostrar ao mundo todo o conhecimento e tecnologia que temos por trás dos nossos cortes de carnes, bem como uma série de atributos que agregam valor para o consumidor", disse o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, durante a solenidade que contou também com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel; do presidente da ABIEC, Antonio Jorge Camardelli; e do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller.
Pimentel destacou a importância da assinatura do acordo durante a Expointer: "Um evento como este mostra a pujança do agronegócio brasileiro. Sou testemunha do esforço que vem sendo feito pelas entidades e pelos órgãos de governo para promover os produtos brasileiros no exterior". Já Camardelli ressaltou a ampliação de mercados conquistada desde o início da parceria entre ABIEC e Apex-Brasil. "Exportávamos carne para 62 países em 2001. Hoje já vendemos carne para 150 mercados diferentes", disse.
A Apex-Brasil já realizou outros quatro projetos com a ABIEC. Desde 2001, foram investidos R$ 20,3 milhões pelas duas entidades, que permitiram um salto nas exportações das empresas participantes do convênio, passando de US$ 1,5 bilhão em 2001 para US$ 5,2 bilhões em 2008.
Fonte: Apex-Brasil
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