A importação do aço teve retração de 53,2% nos primeiros seis meses de 2011, em relação a igual período do ano passado. Os dados foram apresentados esta semana pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos (Sindisider).
Em junho, foram comercializadas no País 288,1 mil toneladas de aço, volume 22,7% menor do que o negociado no mês anterior. No acumulado do ano, a queda é de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
As vendas de junho também registraram índices negativos, com total de 332,2 mil toneladas - uma retração de 2,8% quando comparado aos dados de maio. Porém, as vendas subiram 1,6% em relação ao mesmo mês de 2010. No acumulado (janeiro a junho de 2011), as vendas de produtos siderúrgicos cresceram 7,8% em relação ao ano anterior.
Como resultado do desempenho apresentado pelas compras e vendas de aço no mês de junho, os estoques da distribuição tiveram queda de 3,5% em relação a maio, totalizando 1,213 milhão de toneladas. Já em relação a junho de 2010, os estoques registraram alta de 3,9%.
Para Carlos Jorge Loureiro, presidente do Sindisider, este é um cenário positivo e que deve permitir que o mercado siderúrgico tenha um balanço positivo ao término do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário