segunda-feira, 18 de julho de 2011

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ENCOMEX EMPRESARIAL É LANÇADA EM SALVADOR

Durante o pré-lançamento do Encontro de Comércio Exterior na primeira edição 'Empresarial' (Encomex Empresarial), a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, fez uma apresentação com dados da balança comercial brasileira e baiana e explicou por que o estado foi escolhido para sediar o evento, marcado para os dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
"O perfil das exportações baianas mostra uma participação maior de manufaturados do que o verificado nacionalmente, assim como uma participação maior de insumos na importação, o que revela maior industrialização", disse Tatiana.
A secretária salientou, contudo, que a participação em valor nas exportações baianas mantém a mesma concentração nacional em grandes empresas. "O que nos preocupa e move tanto o governo federal como o estadual em direção da inclusão das médias e pequenas empresas no esforço exportador nacional", declarou Tatiana que esclareceu ainda que o principal objetivo do Encomex Empresarial é contribuir nesta direção.
"Toda a programação do encontro foi pensada para atender a estes empresários, para que eles entendam como são feitas as operações de comércio exterior, para auxiliar nas ferramentas de pesquisa de mercado e orientar ainda sobre as adaptações necessárias para ganho de competitividade dos produtos brasileiros em fatores como embalagem, customização, logística de distribuição, entre outros", explicou a secretária do MDIC.

Programação Encomex Empresarial

Um dos destaques na programação do evento será um balcão de atendimento com técnicos do MDIC e de outras entidades, como Inmetro, INPI, Sebrae e Anvisa, para orientar os empresários sobre normas de administração do comércio exterior, defesa comercial e temas relacionados.
Serão realizadas ainda oficinas setoriais e temáticas para abordar assuntos específicos de interesse dos empresários e para ajudá-los em suas atividades profissionais diárias. Além disso, haverá mesas redondas em que debatedores discutirão sobre tópicos estratégicos para o comércio exterior.
Esteve presente ainda no pré-lançamento hoje, no auditório do Sebrae-BA, o secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Governo da Bahia, James Correia, além de diversas autoridades das instituições que organizam o evento realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o Sebrae, do Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário