segunda-feira, 25 de julho de 2011

IMPORTADOS REPRESENTAM 30% DA FROTA DE VEÍCULOS NO CE

Com população estimada em quase três milhões de habitantes, a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, já é a terceira capital em volume de vendas de veículos importados do País. Das 55 concessionárias existentes na capital, pelo menos 27 são de revenda de veículos importados, como apontam os dados obtidos pelo DCI junto às concessionárias locais. O cenário é reflexo da informação de que um em cada três veículos vendido no País será importado, como aponta a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea), presidida por Cledorvino Belini, que estima um aumento das vendas, até o final do ano, de pelo menos 5% no setor. Em 2010, ele informa que as vendas ultrapassaram os 10%.

No País, as vendas de automóveis importados mais do que dobraram no primeiro semestre, registrando 90.343 unidades emplacadas nesse período - número 113% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. O dado indica que a importação de carros este ano será a maior da história da indústria automobilística brasileira.
Do total de 29.496 veículos emplacados no primeiro semestre deste ano na capital cearense, 30% são de marca estrangeira. Em outras palavras, 8.244 veículos importados entraram em circulação na capital no primeiro semestre deste ano.
Juntas, as quatro principais líderes do mercado de importados -Peugeot (5,44%), Toyota (4,08%) Renault (3,64%) e Hyundai (3,32% )- concentram 16,53% do mercado de importados, revelam as estimativas do primeiro semestre. A coreana Hyundai, por exemplo obteve o melhor desempenho de vendas de 2010 no nordeste na capital cearense, e já é terceira em vendas de importados na capital, com 906 veículos comercializados. Até o final de 2011, as duas principais revendedoras da marca no Ceará (grupos Smaff Import Veículos e Hyundai Caoa do Brasil) projetam um incremento de 12% no faturamento total, estimado em R$ 90 milhões no primeiro semestre.
Somente neste mês de julho, o indicador aponta que foram comercializados 149 veículos da marca coreana, liderados especialmente pelas vendas do modelo Tucson. Claider Rodrigues Fernandes, executivo do grupo Smaff, acredita que há ainda muito espaço para continuar crescendo no estado, motivado especialmente pelo aumento da renda do consumidor nordestino e pela estabilidade no emprego. De acordo com ele, até o final do ano, a cidade receberá mais duas unidades do grupo Smaff, (o maior do centro-oeste), das seis concessionárias previstas para serem inauguradas em todo o País.
Com 122 distribuidoras espalhadas em todo o Brasil, a japonesa Toyota é vice-líder em vendas no mercado de importados de Fortaleza, estando representada no estado pelo grupo Newland, desde 1992. O grupo cearense mantém hoje três lojas na capital, e duas no interior, além de filiais em cidades como João Pessoa, Teresina e Brasília.
No acumulado do primeiro semestre, a Newland comercializou 1.113 veículos da marca Toyota, destacando-se especialmente a venda do sedã Corolla e da picape Hi-Lux.
As francesas Renaut e Peugeot, posicionadas em primeiro e terceiro lugar entre os importados, também atingiram a marca dos 2.493 veículos vendidos no primeiro semestre deste ano na capital cearense, concentrando 9,13% do mercado de veículos importados. Esse potencial de expansão favorável pode ser medido pela Pesquisa Mensal de Confiança e Intenção de Compras do Consumidor.
A pesquisa foi divulgada neste mês pelo Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa (IPDC), e o estudo apontou que a intenção do fortalezense de adquirir um carro ficou 7,4% maior em julho, em relação ao mês passado (5,8%).

Frota

Mesmo com o prazo do financiamento mais curto e o maior grau de exigência dos bancos para conceder crédito, o Ceará também é um dos estados líderes em emplacamento de automóveis no Brasil. Com uma frota atual de 742.170 veículos, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), cerca de 200 novos veículos entram em circulação mensalmente naquela capital.
A pesquisa da Fenabrave-CE, mostra que no primeiro semestre deste ano foram emplacados 99.818 veículos em todo o estado, entre veículos de passeio, caminhões, ônibus e motocicletas, representando aumento de 10,89% ante o s dados do mesmo período do ano passado. Somente no primeiro semestre deste ano foram emplacados 29.496 veículos de passeio, elevação de 25,16% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
A montadora Fiat, puxada pelo modelo Uno, se mantém na liderança, com 25,66% das vendas do primeiro semestre deste ano, seguida de GM (21%), Volks (17,9%) e Ford, que totalizou 1.847 automóveis comercializados. No segundo semestre, o setor projeta alcançar a marca mensal de 5 mil veículos vendidos, ante os 4.400 atuais, projeta Fernando Pontes, presidente da Fenabrave-Ce.






Nenhum comentário:

Postar um comentário