quarta-feira, 27 de julho de 2011

ECONOMIA CRESCE 0,5% EM MAIO NA COMPARAÇÃO COM ABRIL

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) apresentou avanço de 0,5% em maio deste ano na comparação com abril, já descontadas as influências sazonais. Em relação ao mesmo mês de 2010, o crescimento da atividade econômica foi de 3,2% e, nos últimos 12 meses encerrados em maio, houve expansão de 5,1%.

De acordo com a Serasa Experian, do ponto de vista da demanda agregada, o maior crescimento no quinto mês do ano foi verificado na formação bruta de capital fixo (FBCF) - alta de 6,2% em relação a abril de 2011. Em seguida vieram as exportações de bens e serviços com expansão de 1,5%. O consumo das famílias e o consumo do governo registraram avanços de 0,5% e 0,4%, respectivamente. E, por fim, as importações de bens e serviços mostraram alta de 0,8% em maio frente ao quarto mês do ano.


No caso do lado da oferta agregada a indústria, com elevação de 2,8% em abril, puxou para cima o ritmo da atividade econômica em maio. A agropecuária (alta de 0,2% frente a abril) e o setor de serviços (crescimento mensal de 0,7%) exibiram ritmos menores de expansão.


O crescimento de 0,5% da atividade econômica verificado em maio fez com que o trimestre encerrado naquele mês exibisse um crescimento de 0,7%, vindo de um ritmo de 1% no trimestre encerrado em abril e de 1,3% no trimestre findo em março, já descontadas as influências sazonais. Para os economistas da Serasa Experian, este resultado revela que as medidas fiscais e monetárias começam a produzir uma trajetória de desaceleração na economia, em linha com as necessidades de se promover a convergência da inflação à sua meta.


Na construção do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) foram utilizadas técnicas estatísticas de desagregação temporal com indicadores (chamados Chow-Lin, Fernandez, Litterman e Santos Silva-Cardoso). Cada subcomponente do PIB Trimestral, oriundo do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, foi desagregado, por cada uma das técnicas supramencionadas, utilizando-se séries correlacionadas com a série a ser desagregada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário